Chamada para submissão de Trabalhos para apresentação no I SIEEGI

Todas as normas e prazos para a submissão de trabalhos no evento estão disponíveis na Chamada Pública para Submissão de Trabalho para Apresentação no I SIEEGI 2018, a seguir.

Chamada Pública para Submissão de Trabalho para Apresentação no I SIEEGI 2018

O I Seminário Internacional de Estudos Estratégicos, Geopolítica e Integração Regional (I SIEEGI), é um evento organizado e realizado pelo Núcleo de Estudos Estratégicos, Geopolítica e Integração (NEEGI), com apoio da  Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), dentre outros apoiadores, que nesta primeira edição tem como tema os desafios e perspectivas para o: “Desenvolvimento e Soberania na América do Sul”. O evento será realizado entre os dias 19 e 23 de junho de 2018 nas dependências da UNILA no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu, PR.

Esta Chamada Pública realizada pela Comissão Organizadora do I SIEEGI tem por objetivo divulgar as regras e requisitos para submissão de trabalhos acadêmicos a serem apresentados no evento. Os trabalhos apresentados nos GTs do evento e devidamente formatados serão selecionados pela Comissão Científica do Evento para posterior publicação digital nos anais do evento.

 

1. Dos objetivos

1.1. O I Seminário Internacional de Estudos Estratégicos, Geopolítica e Integração Regional (I SIEEGI) trata-se de um evento acadêmico de caráter internacional, voltado para o debate de temas ligados à Geopolítica, Estudos Estratégicos e de Integração Regional, relacionando estes campos de conhecimento aos desafios contemporâneos dos países sul-americanos em termos de Desenvolvimento e Soberania. O objetivo do evento é debater e viabilizar a apresentação de trabalhos acadêmicos com relevância para diferentes níveis ou abrangências geográficas, desde o contexto continental e regional, da UNASUL e do Mercosul, até o nível local, da região da Tríplice Fronteira Argentina-Brasil-Paraguai.

1.2. O evento destina-se a docentes de Ensino Superior e discentes de Graduação e Pós-Graduação de diferentes áreas de conhecimento, como Relações Internacionais, Integração Regional, Economia, História, Ciências Sociais, Ciência Política, Geografia, Urbanismo, Economia Política Internacional, Estudos Estratégicos, Geopolítica, Defesa, além de Ciências Exatas, Tecnológicas e  Engenharias, como engenharias de Infraestrutura e de Energia.

 

2. Da política editorial

2.1. O I Seminário Internacional de Estudos Estratégicos, Geopolítica e Integração (I SIEEGI) visa atuar como veículo de divulgação de práticas de pesquisa, além de práticas de ensino e extensão integradas à pesquisa científica.

2.2. A comissão organizadora aceitará contribuição de artigos nas línguas portuguesa e espanhola.

2.3. O sistema de avaliação adotado para análise dos artigos encaminhados para publicação será o de avaliação anônima dupla. Os documentos submetidos serão analisados pela Comissão Científica e apoiadores, de acordo com a política editorial aqui explicitada, sem avaliação externa.

 

3. Da avaliação

3.1. A avaliação dos trabalhos enviados será realizada por uma banca constituída pelos professores integrantes da Comissão Científica avaliadora, com expertise nas temáticas abordadas, sendo que cada trabalho será avaliado por dois avaliadores distintos, podendo ser convidado um terceiro avaliador em caso de empate no processo avaliador.

3.2. Cada avaliador julgará os trabalhos considerando os critérios de relevância acadêmica e científica, clareza e precisão metodológica, coesão textual, correção gramatical e ortográfica, criatividade e contribuição inovadora para o conhecimento científico, e adequação das citações de fontes e referenciamento bibliográfico, segundo critérios estabelecidos neste regulamento.

3.3. Os artigos devem ser inéditos no Brasil, não tendo sido publicados anteriormente em qualquer outra fonte de divulgação ou eventos realizados anteriormente à realização do SIEEGI.

 

4. Do envio dos trabalhos acadêmicos

4.1. Ao enviar(em) seu trabalho, o(s) autor(es) autoriza(m), sem qualquer remuneração ou retribuição, a publicação e divulgação dos mesmos nos Anais do Evento que serão publicados posteriormente.

4.2. Cada participante poderá inscrever apenas 01 (um) trabalho como autor principal e 1 (um) trabalho como co-autor.

4.3. Durante a submissão o autor deverá escolher e indicar apenas 1 (um) dos seguintes GTs vinculado aos Eixos temáticos do evento:

  1. Perspectivas para o Desenvolvimento na América do Sul;
  2. Geopolítica, Estudos Estratégicos e Defesa.
  3. Desafios para a Integração Regional.

4.4. Poderão ser submetidos textos na forma de Resumos Expandidos ou Artigos Completos.

4.4.1. Os resumos expandidos devem conter aproximadamente entre 03 (três) e 05 (cinco) páginas, incluindo as referências, e devem estar estruturados da seguinte maneira:

  • Fonte: Times New Roman.
  • Título do trabalho: tamanho 16, em negrito e centralizado;
  • Nome completo do(s) autor(es): tamanho 12, alinhado à direita, com nota de rodapé incluindo titulação, vínculo(s) institucional(s) e e-mail do(s) autor(es);
  • Notas de rodapé: tamanho 9, espaçamento simples;
  • Desenvolvimento do texto: tamanho 12, espaçamento 1,5, contendo introdução, metodologia, fundamentação teórica e considerações finais;
  • As notas de rodapé deverão ter função meramente explicativas
  • As referências a autores ou outros documentos devem estar explicitadas no corpo do texto de forma resumida (autor, ano, pg.) e as referências completas no final do texto
  • Referências: tamanho 12, espaçamento simples, alinhado à esquerda, preferencialmente com recuo de 1cm em relação à 1a linha.
  • Margens: 3 cm esquerda e superior, 2 cm direita e inferior.

4.4.2. Os artigos completos devem ter aproximadamente entre 15 (quinze) e 20 (vinte) páginas, incluindo as referências, e devem estar estruturados da seguinte maneira:

  • Fonte: Times New Roman.
  • Título do trabalho: tamanho 16, em negrito e centralizado;
  • Nome completo do(s) autor(es): tamanho 11, alinhado à direita, com nota de rodapé incluindo titulação,vínculo(s) institucional(s) e e-mail do(s) autor(es);
  • Notas de rodapé: tamanho 9, espaçamento simples;
  • Resumo simples: tamanho 10, espaçamento simples, justificado, com extensão máxima de 300 palavras;
  • Palavras-chave: no mínimo 03 (três) e no máximo 06 (seis) palavras-chave relacionadas ao tema central do artigo, tamanho 10, espaçamento simples;
  • Desenvolvimento do texto: tamanho 12, espaçamento 1,5, contendo introdução, seções e considerações finais;
  • Subtítulos ou títulos de subtópicos em negrito.
  • As notas de rodapé deverão ter função meramente explicativas
  • As referências a autores ou outros documentos devem estar explicitadas no corpo do texto de forma resumida (autor, ano, pg.) e as referências completas no final do texto.
  • Referências: tamanho 12, espaçamento simples, alinhado à esquerda, preferencialmente com recuo de 1cm em relação à 1a linha.

4.5. Os trabalhos devem ser submetidos no seguinte formato:

  • Documento Word (“.doc” ou “.docx”) ou Open Office (.odt) e, necesariamente, também em “PDF” (.pdf) ;
  • Tamanho do papel: A4 (29,7cm x 21 cm);
  • Margem superior: 3 cm;
  • Margem inferior: 2 cm;
  • Margem esquerda: 3 cm;
  • Margem direita: 2 cm;
  • Alinhamento: justificado;
  • As imagens (figuras, ilustrações, mapas, cartogramas) assim como tabelas e gráficos, deverão estar dispostas no corpo do texto, indicando explicitamente a fonte (autor, ano e pg. ou autoria própria).

4.6. As citações ao longo do texto deverão indicar explicitamente as seguintes informações (autor, ano e página) e as referências devem obedecer a um padrão único nacional ou internacional, preferencialmente conforme explicitado a seguir, conforme o padrão latino-americano de citações bibliográficas.

4.7. Modelo para citação de referências bibliográficas

Livros, Teses, Dissertações, Monografias, TCCS, Leis, Tratados ou Documentos oficiais

DOIS ÚLTIMOS SOBRENOMES DO/A AUTOR/A, Primeiro Nome abreviado (ANO). Título do Livro, Dissertação, Tese, Monografia, Documento, Lei ou Tratado em negrito e itálico. Editora ou Instituição publicadora: Cidade, estado/província/departamento, País.

Capítulos de Livros organizados por autores distintos

DOIS SOBRENOMES DO/A AUTOR/A, Primeiro Nome abreviado (ANO). Título do Capítulo de Livro em negrito. pgs. 0-0. In: DOIS SOBRENOMES DO/A AUTOR/A, Primeiro Nome (ANO) [org.]. Título do Livro organizado em negrito e Itálico. Editora ou Instituição publicadora: Cidade, estado/província/departamento, País.

Artigos publicados em periódicos científicos indexados, Anais de eventos, Revistas, Jornais ou outros tipos de periódicos

DOIS SOBRENOMES DO/A AUTOR/A, Primeiro Nome abreviado (ANO). Título do Artigo, Paper ou Notícia em negritoNome do Periódico, Revista, Jornal ou Anais de Eventos, informações adicionais : Ano, volume, número da edição, p. 0-0. Editora ou Instituição publicadora: Cidade, estado/província/departamento, País. <link se houver>

Outros materiais audiovisuais, filmes e documentários

DOIS SOBRENOMES DO/A AUTOR/A, Primeiro Nome abreviado (ANO). Título do material Audiovisual, Filme, Documentário. Nome do(a) diretor(a). Cor (colorido ou branco e preto). Editora ou Instituição publicadora: Cidade, estado/província/departamento, País. <link se houver>

4.8. A identificação do nome do arquivo contendo o documento enviado para o email do evento deve seguir a seguinte nomenclatura:

  • SOBRENOMES, Nome (2018). Título resumido do artigo – SIEEGI.doc
  • SOBRENOMES, Nome (2018). Título resumido do artigo – SIEEGI.odt
  • SOBRENOMES, Nome (2018). Título resumido do artigo – SIEEGI.pdf

Segue o exemplo:

LÓPEZ OLIVEIRA, José (2018) O processo de Integração na América do Sul – SIEEGI.pdf

4.9.  Os trabalhos devem ser enviados para o e-mail do evento: sieegiunila@gmail.com até o último dia do prazo estabelecido no cronograma no item 6.

 

5. Da seleção, apresentação e publicação de artigos

5.1. Os artigos selecionados poderão ser apresentados e debatidos nos Grupos de Trabalho (GTs) do evento, e serão publicados posteriormente nos Anais do I Seminário Internacional de Estudos Estratégicos, Geopolítica e Integração (I SIEEGI).

5.2. A Comissão Organizadora não se responsabilizará pela publicação nos Anais do evento de textos considerados fora do padrão aqui estabelecido por parte da Comissão Científica.

5.2. Para apresentação oral, serão disponibilizados computador e projetor multimídia. Os trabalhos deverão ser trazidos em pendrive, previamente revisados quanto a sua integridade de gravação, preferencialmente em mais de um formato (.PPT ou ODP e obrigatoriamente em .PDF).

5.3. As apresentações ocorrerão nos dias 20, 21 e 22 de junho de 2018, no período da manhã, nas salas específicas destinadas a cada Grupo de Trabalho (os locais serão divulgados com antecedência e estarão dispostos na programação oficial do evento).

5.4. Cada apresentação terá a duração ideal de 10 minutos, com extensão para o máximo de 15 minutos, se necessário.

5.5. Os apresentadores de trabalhos deverão comparecer à barreira na entrada de Itaipu com 1 hora de antecedência em relação ao horário do início das atividades dos GTs (os ônibus do PTI, que fazem o trajeto da barreira de Itaipu até o local do evento levam cerca de 20-25 minutos para completar o trajeto e o intervalo entre os ônibus pode chegar a cerca de 30 minutos). Os apresentadores de trabalhos deverão deverão estar presentes no local da apresentação com antecedência de 15 minutos antes do início da apresentação. Em caso de trabalho escrito em co-autoria, somente um dos autores deverá realizar a apresentação.

5.6. A ordem de apresentação dos artigos será definida a critério da Comissão Científica.

5.7. A submissão de trabalhos e subsequente sustentação oral ensejarão pré-requisitos para a concessão de certificados para os autores presentes na categoria de Apresentador de Trabalho e para a publicação nos Anais do Evento.

 

6. Das inscrições e prazos

6.1. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo formulário online disponível aqui.

Atividades Data limite
Submissões das propostas de trabalhos (resumo expandido ou artigo completo) Até 11 de maio de 2018
Divulgação dos trabalhos aprovados Até 21 de maio de 2018

 

7. Da resolução de controvérsias

7.1. Os casos omissos ou não contemplados neste regulamento serão analisados e resolvidos pela Comissão Organizadora do SIEEGI.

 

Quaisquer dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail: sieegiunila@gmail.com

Ou pela caixa / inbox da fanpage do evento: @sieegiunila

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